Formatação de Franquias

Nosso método para o processo de Formatação de Franquias é o mais completo e personalizado do segmento, desde 1995 contribuímos para o desenvolvimento do mercado de franchising.

A expansão de negócios através do processo de Formatação de Franquias permite que as marcas cresçam com uma velocidade bem maior do que se fosse apenas com capital e estrutura própria, dessa forma, é proporcionado ao dono da marca inúmeras maneiras de rentabilidade. Com o nosso suporte, as possibilidades de crescimento são reais.

A formatação de franquias é dividida em etapas como: análise de franqueabilidade, análise financeira e do modelo de negócios, planejamento jurídico (elaboração de documentos jurídicos e contratos que definem os direitos e deveres das partes envolvidas), documentos exigidos pela lei do franchising, planejamento operacional (definições de estratégias e elaboração de processos), elaboração de planejamento de marketing e planejamento comercial. Tudo isso demanda um conhecimento em gestão de negócios que nem sempre o dono da marca possui.

O ideal, de início, é que o futuro franqueador se submeta a um estudo que analise e avalie o negócio por completo. O conceito, o produto, o mercado, concorrência e público-alvo, são essenciais. É preciso discutir muito bem o melhor perfil de franqueado e encontrar o melhor modelo de negócio para as duas partes.

Outro ponto importante é o franqueador dominar totalmente o seu negócio, para que o processo de formatação de franquias seja completo. E que saiba como treinar seus franqueados, acompanhando-os com uma equipe adequada sempre que possível.

A Nova Lei de Franquias: Transparência e Proteção Jurídica

A Nova Lei de Franquias nº 13.966/2019, que entrou em vigor em março de 2020, trouxe importantes mudanças para o setor de franchising no Brasil, substituindo a antiga Lei nº 8.955/1994. A nova legislação visa aumentar a transparência e a segurança jurídica para franqueadores e franqueados, garantindo uma relação mais equilibrada e justa.

Entre as principais mudanças, destacam-se a obrigatoriedade de uma Circular de Oferta de Franquia (COF) mais detalhada, que deve ser entregue ao candidato a franqueado com pelo menos 10 dias de antecedência à assinatura do contrato. Esta COF deve incluir informações precisas sobre o histórico do franqueador, balanços financeiros, especificações detalhadas do negócio, estimativas de investimento, entre outros dados cruciais.

A nova lei enfatiza a importância da clareza e precisão das informações fornecidas na COF, especificando que qualquer omissão ou imprecisão pode resultar na anulação do contrato e obrigar o franqueador a devolver todas as taxas pagas pelo franqueado. Além disso, a lei define claramente a responsabilidade de cada parte em termos de propriedade intelectual, fornecimento de produtos e serviços, e suporte contínuo.

Outro ponto importante é a obrigatoriedade de descrição detalhada das regras de transferência e sucessão da franquia, assim como as condições de renovação e encerramento do contrato. A nova legislação também aborda a possibilidade de sublocação do ponto comercial pelo franqueador ao franqueado, estabelecendo que o franqueador deve ser transparente quanto aos valores de aluguel e condições do contrato de locação.

Análise de Franqueabilidade

Antes de seguir com o processo de formatação de franquias, é imprescindível saber se o negócio é franqueável. Isso se dispõe através da análise de aspectos estruturais da empresa, dando a certeza de que o modelo é replicável para ser formatada em unidades de franquia.

É através de um estudo aprofundado, das finanças, planejamento estratégico, marketing, possibilidade de transmissão dos processos, de todos os aspectos estruturais da empresa que se tem a certeza da franqueabilidade da marca, garantindo assim o controle de qualidade e padronização da franquia.

O processo de formatação de franquias é um desafio para os empreendedores.

Conheça a seguir algumas das etapas que fazem parte do nosso processo de formatação de franquias

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Análise Financeira e Modelo de Negócios

Durante o processo de formatação de franquias, analisamos os indicadores financeiros dos modelos de negócio a serem praticados na operação de franquia: estudo de viabilidade financeira, desenvolvimento de investimento inicial, taxa de franquia, royalties e fundo de promoção.

Existem no Brasil mais de três mil marcas que trabalham com o sistema de franquia, o portfólio é grande e as oportunidades agradam muitas pessoas. A importância da análise financeira e do modelo de negócio do projeto tem o objetivo de garantir que a franquia seja rentável para o franqueador e seus respectivos franqueados, além de ter os diferenciais quando comparada aos concorrentes.

Nesta fase, é feito um “raio x” completo avaliando a empresa, mercado atual e a capacidade de utilizar um processo replicável para implantação, definição do plano de expansão e estratégia de abertura das lojas.

Os dados analisados resultam em números importantes para a formatação de franquias como taxa de franquia, fundo de promoção, tempo de retorno do capital investido, valor de investimento inicial, royalties, as demais taxas cobradas dos franqueados, além da gestão do sistema e oferecimento de suporte à rede.

A análise resulta no plano de expansão da franquia, traçando o perfil do franqueado, perfil do negócio e características do mercado.

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Planejamento Jurídico

O planejamento jurídico é a base de todo o processo de formatação de franquias. A partir dele são determinados os direitos e obrigações das partes que integram o sistema, através de documentos legais.

É de fundamental importância que tais documentos demonstrem transparência e eficiência na gestão empresarial. Mais do que nunca, os contratos devem permear os preceitos da probidade e boa fé, advindos da Nova Lei de Franquias.

Não resta dúvidas que a principal função de todos os documentos é prevenir possíveis litígios. Por isso, a melhor forma de estruturar os aspectos jurídicos de uma formatação de franquias é trabalhar com alguns documentos separados, facilitando, com isso, a compreensão dos mesmos.

Veja quais são os documentos mais importantes e comumente utilizados pelo sistema de franquia:

  • Questionário de Pré-qualificação;
  • Pré-contrato de Franquia;
  • Contrato de Taxa Inicial de Franquia;
  • Contrato de Franquia;
  • Procedimentos e Normas;
  • Circular de Oferta de Franquia (COF);
  • Estatuto da Associação dos Franqueados.
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Planejamento Operacional

É fundamental que as normas e os procedimentos técnicos e operacionais da franquia estejam organizados e concentrados em um ou vários manuais. Os manuais devem descrever os padrões de funcionamento e fornecer as instruções para a execução do negócio, de modo a orientar o franqueado no dia-a-dia e facilitar a compreensão dos aspectos relacionados à administração e à gerência de uma unidade franqueada.

Os manuais devem contemplar questões relevantes do gerenciamento e da administração do sistema de Franquia, tais como a descrição dos processos e das rotinas operacionais, de recursos humanos, de gestão administrativo-financeira, de produtos e serviços, de técnicas e práticas de vendas, de formas de atendimento, de marketing, além de prever procedimentos e as providências anteriores à abertura de uma unidade franqueada.

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Planejamento Comercial

Identificar o perfil do franqueado e a escolha certa do ponto comercial são pontos de bastante relevância para o sucesso de expansão de franquia.

Identificando o perfil do franqueado: a escolha certa depende de muita investigação, reflexão e sobretudo, de um profundo conhecimento, principalmente no que se refere à inteligência emocional para lidar com as adversidades e problemas rotineiros, comuns à operação diária da franquia. A oportunidade de expandir as redes deve ser analisada e tratada com muita cautela. É fundamental nesse momento, que o franqueador defina as características, atitudes, habilidades e competências que o franqueado deva possuir, necessárias à gestão e administração do negócio franqueado.

Porém é importante observar que cada tipo de negócio irá exigir um perfil diferente e o franqueador deve preocupar-se em estabelecer critérios de avaliação e níveis de exigências realistas ao seu negócio, ou caso contrário, correrá o risco de superdimensionar as características ideias e tornará impossível a tarefa de qualificação de um franqueado.

A escolha do ponto comercial: uma das escolhas mais importantes em qualquer tipo de negócio é a do ponto comercial. Em muitas situações, o ponto comercial pode representar o sucesso ou fracasso de um negócio.

É recomendado que o franqueador assessore o franqueado na escolha do ponto, com base em critérios, levantamentos e avaliações previamente definidos e que tenham, como prioridade, apresentar não só as características de circulação, visibilidade e potencial de público adequados à proposta da marca franqueada. Além das condições comerciais e aspectos legais do ponto.

Por isso, atualmente existem muitos consultores e empresas especializadas nessa área que dispõem de ferramentas necessárias para ajudar a formatar uma franquia, e ajudar as marcas a desenvolverem suas competências gerenciais. Como é o caso do Grupo Soares Pereira.

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Planejamento de Marketing para Comercialização

Para o lançamento da marca que se pretende franquear, a marca que acaba de passar pelo processo de Formatação de Franquias deve formular e desenvolver estratégias e campanhas de marketing que permitam explorar o mercado, evidenciando os benefícios da marca para o cliente e para o futuro franqueado.

Dependendo dos produtos ou serviços oferecidos, do público-alvo, de forma como eles devem se relacionar e, ainda, da verba destinada pela empresa para cobrir esses custos, a comunicação poderá ser feita através de várias ações como, por exemplo, a contratação de uma assessoria de imprensa.

Outros métodos que podem ser utilizados para a divulgação da expansão da franquia são: seção exclusiva no website do franqueador, simples distribuição de panfletos ou exposição destes nos pontos comerciais do franqueador, a participação em feiras de franquia e a comercialização através de empresas especializadas na expansão de franquias, como o próprio Grupo Soares Pereira.

Outro fator importante para a marca no planejamento de marketing, ao passar pelo processo de Formatação de Franquias, é a padronização e a identidade visual e ambiental. Estes pontos agregam o valor da marca criando características de personalidade adotadas por ela. Essas características devem ser capazes de transmitir aos consumidores a sensação de que, em qualquer lugar, a franquia oferece o mesmo padrão de atendimento, os mesmos produtos ou serviços.

Por isso a importância da padronização dos elementos utilizados para a definição de uma identidade, facilitando o seu reconhecimento no processo de expansão da rede.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o Brasil é o terceiro país do mundo em número de franquias desenvolvidas, são mais de 300 mil. Cada vez mais empresas de todos os portes e segmentos aderem ao sistema de franquia. Ou seja, através do processo de Formatação de Franquias, transformam sua marca em uma rede de franquias. Porém essa transição não é simples. É um mercado que exige conhecimento, capacidade, preparo e experiências.

O Grupo Soares Pereira é uma empresa que atua desenvolvendo o segmento de Varejo e Serviços, especialmente o setor de Franchising, através da Formatação de Franquias, Comercialização e Gestão.

Temos destaque no ramo de Formatação de Franquias no Rio de Janeiro e em São Paulo, nosso modelo de negócios estará presente nas maiores feiras de franquias do país.

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