Responsabilidade social e ambiental, inovação e experiência do consumidor foram os temas de destaque da NRF 2021.
O “Chapter 1” da 110ª edição da NRF Retail’s Big Show, maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, aconteceu na última sexta-feira, 22, e reuniu diversos palestrantes especialistas do varejo.
A edição deste ano aconteceu online e nós, do Grupo Soares Pereira, separamos os principais insights do que rolou nos seis dias de evento:
Neste post você verá:
O estilo de vida do consumidor mudou. Ele está mais atento às questões existenciais e às emoções, portanto, é uma necessidade que deve ser incorporada ao DNA do negócio.
As responsabilidades social e ambiental, junto à confiança perante à marca, ganharam mais importância.
Experiências personalizadas nos ambientes on e offline
Cada vez mais exigentes e multicanais, os clientes desejam ter a mesma experiência nos ambientes físico e virtual.
Para isso, invista no atendimento omnichannel, na segmentação da sua base, use e abuse de dados e mapeie a jornada de compra do seu consumidor.
A personalização também engloba saber como o seu cliente deseja interagir com a marca e satisfazê-lo.
Inovação e Tecnologia
Novas formas de impactar o consumidor tiveram que ser estabelecidas em um curto período de tempo.
Os varejistas devem investir em tecnologia, através de experiências seguras, para impactar a experiência do consumidor com a marca.
Inteligência Artificial, o pagamento sem contato e visitas às lojas com hora marcada, além de lives commerce foram algumas das estratégias que surpreenderam grandes varejistas.
Mudança no papel das lojas físicas
o crescimento do e-commerce vem remodelando o papel das lojas físicas, vistas agora como uma extensão do ambiente online.
A diretora sênior de Consumidor Digital da Euromonitor, Michelle Evans, apresentou resultados de um estudo realizado em 100 países, incluindo o Brasil, que mostra como os avanços tecnológicos estão criando mudanças nos hábitos de compra.
Os consumidores estão ficando cada vez mais próximos com as novas tecnologias.
A NRF ‘Chapter 2’, também online, será transmitido de 6 a 8 de junho.
E aí, o seu negócio está preparado para as novas tendências do varejo?
Fonte: Mercado e Consumo