Embora o mercado de franquia continue apresentando resultados excepcionais, conforme atestam os números, tanto as redes já consolidadas, como as que estão por se consolidar, decidiram rever e readaptar os seus conceitos e modelos de negócios, em decorrência da queda de renda dos consumidores, que ocasiona retração no consumo.
Assim, percebe-se nitidamente uma forte tendência das redes franqueadoras para adaptarem seus formatos a modelos mais enxutos, que consequentemente demandam menor investimento e custos operacionais mais baixos.
A exemplo disso, verificamos lojas planejadas com dimensões menores, modelos de foodtrucks, containers e quiosques.
Em paralelo, os franqueadores, fizeram seus deveres de casa, revisitando e revendo seus processos, investindo mais em tecnologia, tudo para atender melhor seus franqueados e seus consumidores finais.
Outra tendência que vem ganhando força diariamente são as multifranquias, onde os franqueados operam mais de uma marca, ou ainda, mais de uma unidade da mesma marca. Esse formato permite que os franqueados ganhem em escala, pois à medida que conseguem mais musculatura, suas operações passam a ter mais eficiência em custos e vendas.
Essa readaptação do mercado é extremamente eficaz e produtiva para as empresas que resolverem seguir neste caminho. Esse movimento acaba gerando uma seleção natural, pois as redes franqueadoras que não se atualizarem ou acharem que não precisam rever seus conceitos e modelos de negócios estarão fadadas ao insucesso.
Com certeza estas franquias serão engolidas pela concorrência que estão atentas as mudanças.